sábado, 10 de maio de 2014

Mãe recente, ultramaratonista e recordista - ela existe

Liza Howard, ultra-maratonista americana, quebrou um recorde pessoal em abril, nos EUA.

Ela correu a Umstead 100 - uma ultramaratona de cerca de 160 km, em 15h07min. Não só chegou em primeiro entre as mulheres, como chegou em segundo de todos os competidores e bateu seu próprio recorde em ultramaratonas de 100 milhas.

6 meses depois de dar à luz sua filha.

Não posso negar que fiquei chocada com a história. Não só a mulher correu 160 km, como correu bem, correu MELHOR e ainda por cima com o peito produzindo leite!

Detalhe, durante a Umstead 100 ela precisou fazer 3 pausas para tirar leite do peito! E ainda errou o caminho tendo que correu mais de uma milha A MAIS!

Reprodução do blog dela


Fiquei sabendo da história pela Revista Crescer que entrevistou a Liza.

Claro que ela sendo atleta profissional, correndo ultras desde 2009, tem um corpo preparado para a atividade física. Contrariando as indicações médicas, ela correu durante a gravidez, mas em ritmo menor do que costumava treinar. Ela acha que a diminuição do ritmo acabou favorecendo a recuperação de pequenas lesões favorecendo a vitória expressiva na ultra.

A Crescer citou uma pesquisa de 2007, de James Pivarnik, da Universidade de Michigan, EUA sobre as atletas que voltam com tudo e até melhores após a gravidez. Segundo ele, nenhuma alteração física após a gravidez justificou a melhora do desempenho de atletas como a Paula Redcliff (venceu a maratona de NY 10 meses após ou parto) ou a Kara Goucher (bateu recorde na maratona de Boston em 2011 7 meses após o nascimento da filha). Mas psicologicamente elas podem ter mudado sim, como se pensassem "se eu posso ter um bebê, posso fazer qualquer coisa” (aspas da revista).

Mas que fique claro:

- Todo mundo pode correr na gravidez? Não.
- Gravidez é um período em que se pode/deve fazer atividade física? Sim, mas com moderação e autorização médica.
- Qualquer uma pode correr 6 meses depois do parto? Mais ou menos. Primeiro é preciso respeitar o tempo de recuperação do corpo após o parto normal ou cesárea. Depois, é preciso um tempo para que os músculos e articulações, além dos hormônios, se regularizem. Então não adianta sair desembestada - tem que começar com caminhadas leves.
- Dá pra fazer exercícios e amamentar? Dá, mas é meio que um consenso entre os médicos que exercícios de alto impacto e em exagero podem afetar a produção do leite materno - o ácido láctico produzido durante o exercício pode influenciar a qualidade e até o sabor do leite fazendo o bebê rejeitá-lo.


Não sou médica para cravar essas máximas acima. Elas são apenas resultado de pesquisas que fiz e que que eu mesma quero aplicar comigo após o nascimento da Stella para que minha volta às corridas seja saudável para mim e para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...