segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cerveja e corrida... combina?

Tem gente que acha que #gentequecorre é tudo xiita que come, dorme e se exercita só em função de poder correr, mas não é nada disso. Dá pra ter hábitos considerados mais sociáveis e ser corredor sem problema nenhum. Dá até pra curtir uma cervejinha eventual e correr muito... E até quebrar recordes!

Dia 27/04, um cara da Califórnia quebrou um recorde que pode parecer bizarro tanto pra quem corre, quanto pra quem bebe: James Nielsen, ex-atleta profissional, quebrou o recorde dos 5 minutos de uma "beer mile run". Explico: ele correu uma milha (1,6 km) em menos de 5 minutos e nesse período tomou 4 latas de cerveja. Sem vomitar

É uma espécie de desafio que tem até site o beermile.com. O James deu 4 voltas em uma pista de corrida de 400 metros e cada vez que cruzava a linha tomava uma latinha de budweiser em segundos e voltava pra pista. Fez 4 voltas tomando 4 brejas em 4'57". 

Tá aqui o vídeo pra provar. Quem filmou foi a mulher dele, que também é corredora. Mas o local eles não puderam identificar porque é proibido por lei beber em lugares públicos nos EUA.



Mas veja bem, isso não deve ser repetido por iniciantes nem no mundo dos cervejeiros quanto menos do dos corredores.  O James estudou muito sobre a composição da cerveja e os efeitos dela no corpo pra escolher a que tinha menos gás e outros pormenores. O problema todo é que além do efeito inebriante do álcool, a cerveja tem muito gás e ingeri-la seguindo de um exercício de alto impacto é quase uma receita certa para a catástrofe do sistema digestivo. A começar por provocar vômito. 

Além do desafio da beermilerun, existem mesmo corridas que terminam em cervejadas, inclusive no Brasil. Tipo, na chegada vc ganha um copão de breja ao invés de Gatorade. Existem movimentos como o Beer Runners com fãs nos EUA e na Espanha entre outros. 

E maratonista profissional também curte cerveja. O Adriano Bastos, que venceu 8 vezes a Maratona da Disney é outro que adora cervejas especiais (além de um belo hambúrguer). É só ver o instagram dele. É claro que ele não parece ser daqueles beberrões de buteco que descem 10 skol numa sentada, e sim um cara que curte degustar uma cerveja boa aqui e outra ali (além de ter uma genética que o favorece no esporte). 

O que vale na hora de misturar cerveja e corrida é o bom senso: e é claro que a cerveja é um desses prazeres da vida que tem que apreciar com moderação.

Pronto quem sabe agora eu convenço o marido a correr.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...