segunda-feira, 20 de abril de 2015

#BostonStrong: Boston é para os fortes

Era a primeira segunda-feira de uma semana profissional intensa e desafiadora. Estava assumindo interinamente naqueles próximos 5 dias, as entrevistas AO VIVO, do jornal onde trabalho. Nas pautas já agendadas, só para aquela segunda, já tínhamos ameaças nucleares da Coreia do Norte e julgamento do massacre do Carandiru. Para o resto da semana, debate sobre casamento gay e entrevista sobre vacina de hpv. Era muita coisa pra mim, encarar o vídeo assim, ao vivo, todo dia, tão intensamente.

E logo no primeiro dia daquela semana, a pauta já saiu do script, como sempre é no jornalismo. 

Enquanto conversava ao vivo com a repórter que cobria o julgamento do Carandiru, vi com o canto do olho, no televisor que fica no estúdio, uma imagem confusa da linha de chegada de uma corrida. 

Enquanto terminava a entrevista, checava no site o que estava acontecendo. "Explosão". "Boston". "Maratona". 

Mas numa corrida? E uma corrida de segunda-feira? O que estava acontecendo? Um acidente? Gás?

Mas confirmou-se a pior hipótese: terrorismo. Mortos, feridos graves, cidade paralisada para a caça aos suspeitos, prisões espetaculares. E no fim, medo. 

Uma das minhas primeiras entrevistas ao vivo... dá pra notar o nervosismo?

Jamais podia imaginar que algo assim pudesse acontecer numa corrida de rua. Quem já foi, sabe. A corrida é lugar de descontração. Felicidade por completar um desafio. Alegria pela superação de um recorde, confraternização com pessoas que levam o mesmo estilo de vida que você é que têm a mesma paixão: correr. 

E a linha de chegada é ainda mais do que isso: é o lugar onde o corredor está no auge da sua endorfina, onde comemora o fim do desafio e em alguns casos recebe o apoio e o carinho de seus amigos e familiares. 

Mas Boston é mais. Os corredores fizeram pulsar uma energia incrível de superação. Não, o medo não vai vender aqui na nossa pista, essa foi a mensagem que todos deixaram ali, depois daquela tragédia.

A maratona de Boston 2015 acontece nesta segunda-feira, 20/04, num dia bem gelado pelo que vejo na TV (a corrida está sendo exibida no canal Bandsports). Pra quem não sabe, ela é a principal maratona dos EUA (não é a de NY, não). É a segunda maratona mais antiga da história! A primeira edição foi em 1897.

Essa foto chamou atenção em janeiro de 2015: no meio de uma mega-nevasca, um rapaz saiu à rua para limpar a neve que cobria a linha de chegada da maratona - tudo porque a Maratona de Boston exige respeito.


Estar em Boston, correr em Boston é para poucos guerreiros e guerreiras. É para os fortes. Por isso o slogan que persistirá.

#BostonStrong 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...