sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A dor lá detrás

Eu achei que estava fazendo tudo certo e que ficar uma semaninha sem a musculação não causaria nenhum problema. Mas já corro há tanto tempo que deveria estar escolada. O jeito foi reaprender na marra e na dor.

Esta semana a minha lombar pediu arrego. Dói o dia inteiro e não há salompas que resolva o problema. Não sou médica, mas suspeito que seja um problema que afeta muitos corredores: a lombalgia.

aaaaaaiiiii
Além da corrida, existe outro motivo que exige muito da minha coluna lombar - um motivo de 1 ano e 10 meses que está muito manhoso e vive ficando doente depois que entrou na escolinha. O excesso de manha da bebê significa que ela quer mais e mais colo, preciso ficar pegando ela do chão toda hora, acordando várias vezes por noite e tirando e colocando ela de volta no berço. Esse simples gesto de pegá-la da cama dói que é o cão! Mas coitada, a culpa não é dela.

Eu bem sei o que fazer para evitar a dor na lombar e o único jeito de evitá-la é seguir à risca a lista:

  • fortalecimento muscular (e isso significa NÃO PULAR OS TREINOS DE MUSCULAÇÃO)
  • respeitar o dia off (e não correr em dias seguidos, como fiz semana passada)
  • alogamento (esse eu já faço, mas posso acrescentar mais uns dois movimentos para reforçar a segurança)
  • não elevar muito o ritmo em um curto espaço de tempo (às vezes vc tá lá correndo e acha que tá muito fácil então eleva o ritmo muito rápido e seu corpo não está preparado)
Bom, está claro que eu já sei os motivos. Agora é ter paciência, esperar a dor passar, abusar do salompas e cataflan e só então voltar a correr.

Paciência, paciência, paciência.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A culpa da mãe (corredora)

Não tá fácil a logística de ser mãe, mulher, jornalista, corredora e blogueira. Especialmente nessas últimas semanas.

A bebê completou 1 ano e 10 meses mudando de fase, começando na escolinha. Em pouco mais de um mês ficou doente 3 vezes. O marido agora tá com o dia inteiro ocupado. E as noites de sono que já eram ruins, pioraram e muito com uma criança com constante infecção no ouvido. Sem falar que o frio pela manhã não está colaborando.

Toda essa falta de logística e de rotina está tumultuando a minha vida. E, como toda mãe sabe, eu ando sempre com aquela companheira que não me abandona: a culpa. Culpa por achar que não sou boa mãe por deixar minha filha ficar doente, por não estabelecer uma rotina pra ela, por ficar brava de madrugada quando ela acorda chorando, por pensar em deixá-la com outra pessoa para percorrer alguns kms.



E agora adiciona a essa mistura a culpa da blogueira corredora: aquela que não consegue ir para a academia/esteira/pista porque não tem forças físicas e mentais para deixar a cama, se existe a possibilidade de passar um pouco mais de tempo nela.

A única parte que me acalma nessa história toda é que todo mundo diz que passa. A Daniela Santarosa escreveu um post inspirador sobre mães corredoras. E eu quero seguir o exemplo dela. Quero inspirar minha filha a ter uma vida saudável se dedicando a um esporte que lhe dê prazer e saúde.

Escrevi pra Daniela com um breve lamento e recebi uma resposta encorajadora:


Se ela que é maratonista sabe do que eu tô falando, então sei que não estou sozinha.

      -----------------------------------------------------------------------------------------

E num breve momento de felicidade, recebi diversos elogios da minha médica hoje. ela nunca me viu tão magra, literalmente. Desde que comecei a me consultar com ela, em 2007, eu pesava 3 kgs a mais do que hoje. E só chegando ao auge da comparação da balança: no dia do parto da minha filha, cheguei ao maior peso da minha vida: impublicável. Hoje estou pesando incríveis 20,9 kg a menos.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O preço que se paga

... para participar das corridas de rua está cada vez mais assustador. A gente tem que pagar para ter uma infra e uma organização na prova, além é claro do kit que o atleta recebe, que é o maior diferencial.

Hoje fiquei sabendo através do facebook da Corre Paula de uma corrida que vai ter no Rio de Janeiro patrocinada pela Sephora Brasil. Eu adoro a Sephora, a rede de lojas de maquiagem que chegou há pouco tempo por aqui. Mas realmente, o preço da inscrição é apavorante: R$ 250!!!

No site da Sephora Beauty Run dá pra ter uma ideia do porquê disso tudo. A corrida será de 6 km, só para mulheres e só para duas mil mulheres. O número reduzido de participantes e o preço é um critério claro para deixar o evento assim, mais, exclusivo - no melhor e no pior sentido dessa palavra.

À favor do evento está o kit luxo: regata, viseira, top, saia-shorts, sacola. Tudo lindo, claro.

Babei, confesso

A questão aqui é que é para ser um evento de luxo, para um nicho de corredoras mulheres que querem conforto e produtos especiais. E esse mercado existe, fazer o quê? Tanto existe que já vi muita mulher inscrita em prova de rua feminina apenas pelo kit, pelo day care, pela firula toda, e não pela corrida em si.

Eu, pessoalmente, não posso e - por uma questão ideológica - não quero me inscrever. Mas não julgo. quem quiser, vai lá se divertir.

E quem quiser correr para ver qual é que é (e não tem 250 mangos pra gastar), fica a dica: vai na pipoca, ué. A rua é pública.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Powersong - I Love It!

Dica de powersong do dia: I love it, Icona Pop.



Cheguei atrasada como sempre nas tendências musicais e parece que "I Love It" já tocou muito nas pistas de dança no último ano e o povo até já enjoou. Mas como diz a própria música:
"I don't care! I love it!"
Ontem à noite, enchi meu iphone com novas músicas para dar uma refrescada na corrida. Fiz o teste e algumas passaram e outras não.

"I Love It" passou com louvor. Já outras que seriam clássicas, não. Exemplo: "Born to Run", do Bruce Springsteen. "I Love It", eu ouvi pela primeira vez em "Girls" e adorei, rolou uma afinidade imediata. É upbeat, é carefree, é feliz, é "gritada",  é NY... como não amar?

ps: não só eu gosto de correr cantando (só mexendo a boca), como eu gosto de cantar músicas que tem versos gritados. "Corra como se ninguém estivesse olhando"


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Correndo descalça (ou correndo de meia)

Quase toda a minha "vida corrida" até o mês passado foi de Nike. Eu era uma verdadeira Nike Girl e comecei por um motivo muito simples: desde que foi lançado o aplicativo nike plus - ainda na época em que só funcionava no ipod - eu fiquei fã. A ideia de monitorar minhas corridas, meus tempos, meus treinos, minhas calorias perdidas. Pra usar o nike plus antigamente a gente tinha que usar um chip dentro do tênis... e claro tinha que ser um tênis Nike.

Mas o amor vingou e eu sempre fui apaixonada pela Nike, pelo Swoosh (o logo), pelas roupas. A única traição foi agora que comprei o Kayano 19 da Asics.

Bom, tudo isso é pra dizer que eu sempre morri de amores pela ideia dos tênis leves da Nike desde que eles foram lançados.

Há 2 anos, quando fui viajar, estava totalmente decidida a comprar um Nike Free. Mas eis que chegando na loja rolou um choque: a vendedora me aconselhou a comprar outro modelo porque eu contei pra ela da fratura por stress que tive e ela aconselhou a usar um tênis com mais amortecimento. Optei por mais um Pégasus e meu coração ficou partido. Mas a vendedora ponderou: se você corre até 5km, tudo bem, mais do que isso por treino recomendo um tênis com mais amortecimento.

Hoje a Nike está evoluindo ainda mais a ideia de correr de pés descalços. E agora nem de meia precisa mais - é o Nike Free Flyknit - mistura desses dois últimos modelos, o Free e o Flyknit. Imagina um calçado tão leve e aconchegante no pé como uma meia! Deve ser essa a sensação!


Queria muito testar a ideia de correr descalça, ou correr de meia, não sem bem como definir. Mas ainda tenho que esperar a sensação da fratura passar. Enquanto isso vou ficar babando e invejando tanto o Nike Free quanto o Free Flyknit.

Quando sobrar dindim, posso investir num desses para os treinos leves.

Mas fiquei na dúvida: vale a pena usar com meia para evitar o chulé? Por que, né? Lavar meia é fácil, lavar tênis nem tanto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...