sábado, 1 de fevereiro de 2014

Mamãe Fit x Mamãe Saudável

Quando engravidei pela segunda vez eu deixei bem claro pra mim que não queria ser uma gestante-fitness. Seguindo a indicação da minha médica (cada uma segue a sua), eu não deveria mais correr nem fazer exercícios pesados especialmente no primeiro trimestre e por isso parei a corrida, com um tico de sofrimento mas sabendo que a causa é nobre.

Mas depois que a baby #2 chegar eu pretendo voltar - de novo - aos poucos a uma rotina de atividades físicas que inclua a corrida, sem que isso prejudique a mim e à minha bebê ou à amamentação dela.

Voltar à forma depois do parto é muito difícil, penoso e muitas vezes a nova mãe fica muito chateada com a demora dos resultados. Mas eles acabam vindo, com uma certa dose de dedicação. É preciso superar a culpa de deixar a cria de lado para se cuidar, superar a falta de sono, de tempo e até mesmo a própria vontade de simplesmente ficar com o filho sem ter hora pra acabar.

Acho legal inspirar as mães a dedicarem um pouco de tempo a si mesmas e à saúde física. E tem muita gente na internet que faz isso. Mas também tem gente que, na minha opinião, exagera.

Qual é a sua desculpa?

Essa é a Maria Klang. Mãe de 3 filhos e que pergunta pra VOCÊ, MÃE: qual é a sua desculpa?

Aí eu pergunto: desculpa para quê, exatamente? Para não cuidar da saúde ou para não ter um corpo como o dela?

Essa foto causou muita polêmica e a Maria foi muito criticada quando lançou essa "campanha" (ela vende inclusive um calendário com essas fotos).

Como se vê, ela é bastante dedicada à boa forma. Ela explica no blog dela que já sofreu de distúrbios alimentares - bulimia - e que não é intenção dela levar as mulheres para esse caminho e sim estimular as pessoas a dar valor ao condicionamento físico. Disse que ficou chateada ao ser banida do Facebook por causa da polêmica e que não é uma fat-shamer, aquelas pessoas que caçoam dos outros porque estão fora de forma.

Fato é que existe uma linha tênue entre inspirar e humilhar e isso claro depende do receptor da mensagem. Até acho realmente que as intenções da Maria são boas, mas é preciso delicadeza para tratar com um determinado público especialmente nesse momento tão importante da vida da mulher que é a maternidade.

Outro ponto é a questão da saúde. Até que ponto a mulher deve ir em nome da forma física para "recuperar" o corpo após a gravidez? Se a gestante já era dedicada aos exercícios claro que é mais fácil. Mas não é o caso da maioria. Outra celebridade-fitness que eu sigo, também me deixou um pouco assustada quanto à mensagem que ela pode passar às seguidoras dela. É a Heidi Powell. Ela e o marido treinam obesos extremos num programa de TV dos EUA. E ela deu à luz recentemente. Entre algumas coisas que eu considerei um pouco assustadoras no comportamento dela estão:

- pular na cama elástica faltando poucos dias para a filha nascer

- fazer isso, apenas duas semanas após dar à luz

- correr a meia maratona da Disney (21km), apenas 2 meses após dar à luz

Eu entendo que esse é o lifestyle e o trabalho dela. Mas me pergunto: Essa mulher está amamentando? Porque até onde eu sei os médicos dizem que exercícios extremos no pós-parto fazem o ácido lático passar para o leite materno e o bebê acaba rejeitando o leite. Também digo que respeito a decisão de cada uma sobre a amamentação, mas esse é o tipo de mensagem que você deve ser cautelosa ao passar para as "puérperas".

Não sei se teve a ver, mas o fato é que 15 dias depois que a filha nesceu, ela passou mal e precisou fazer cirurgia por causa de pedras nos rins... dá pra acreditar?

Inspirar sim e sempre levando em conta o bom senso, eu acho válido. Agora, cobrar das outras, não. Caçoar então, jamais. É por essas e outras que algumas celebridades fitness me irritam, tipo Gabriela Pugliesi, A musa fitness do Instagram que faz piadas do tipo "boa noite pra você que jantou estrogonofe" com uma foto de barriga negativa e alegando que é apenas bem-humorada. É o que eu comentei antes sobre a diferença entre inspirar e humilhar. Daí eu digo, já pensou se a campanha #engravidapugli pega? Vai ser desse jeito que ela vai "inspirar" as gestantes?

Bom, cada uma é cada uma. Eu optei pelo caminho do meio: exercícios leves, mas frequentes e sem paranoia. Porque entre ser fitness e ser "apenas" saudável, eu fico com a segunda opção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...