segunda-feira, 24 de março de 2014

Caminhar para correr - Run-walk-run

Acho que todo mundo que inicia no mundo da corrida sonha com a hora em que vai conseguir parar de caminhar e completar um percurso ou um período inteiro só correndo, sem andar.


É o senso comum, certo? Eu também pensava assim. Mas descobri recentemente que existe outro método de treinos para corredores - inclusive para maratonistas - que usa a caminhada como tática para dar mais pique e fazer os corredores correrem mais e/ou mais rápido.

É o método run-walk-run, do ex-atleta americano Jeff Galloway. Ele é um treino intervalado, mas esse é o foco. Segundo o Jeff, o intervalo da caminhada restaura as energias e dá mais pique fazendo o corredor aguentar mais o ritmo.

E as duas vantagens que fizeram meu coração bater mais forte: são só 3 treinos por semana com treinos curtos de menos de uma hora, o que ajuda a evitar lesões. O terceiro treino semanal é o longão, com base na distância. E só com isso, ele garante, que dá até pra correr maratona, ou diminuir tempo em maratona.

Parece mágica?

Acho que ele mesmo concorda. Tanto que crivou o termo Magic Mile, para você calcular a sua milha mágica e prever o seu tempo numa prova.

Jeff explicando seu método (em inglês). Ele sugere que não seja feito alongamento antes da corrida, para evitar lesões. O aquecimento é baseado em alguns minutos de caminhada. Depois vem os intervalinhos de corrida e caminhada por mais um período e então a corrida mesmo.

Dos poucos relatos que achei de corredores blogueiros, todos foram positivos. Um deles apenas citou que é um pouco chato ser ultrapassado toda vez que você faz a pausa da caminhada na prova, e também ficar recebendo incentivos de corredores durante a prova para voltar a correr. Outra coisa que confunde um pouco é a conversão para milhas, mas não chega a ser tão difícil assim.

Acho que definitivamente vou tentar usar esse método quando voltar pra pixxxta após baby Stella. Já são vários projetos de corrida para o fim do ano e o começo de 2015. Enquanto não posso correr, vou pesquisando tudo sobre o assunto. Esse foi meu primeiro contato com a ideia do run-walk-run... quando tiver mais infos eu atualizo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...