sexta-feira, 28 de março de 2014

Ninguém merece

Fiquei um pouco muito passada essa semana com o resultado de uma pesquisa do IPEA aqui no Brasil que indicou que a maioria dos que a responderam acreditam que o comportamento da mulher influencia nos casos de estupro.

Sério, que mundo é esse onde tem gente que acredita que uma mulher pode ser atacada, agredida e violentada porque se veste assim ou assado, porque se comporta assim ou assado? Um ato sexual de qualquer tipo só pode ser realizado com CONSENTIMENTO. Qualquer outra coisa que alguém considere indicativo de consentimento ou de incitação não valem. Nós mulheres não merecemos. Ninguém, homem ou mulher, MERECE ser agredido sexualmente por nada. NADA.

A mulher pode usar a roupa que quiser, pode falar o que quiser, pode até sacudir os seios nua na frente de um homem que ele não tem o direito de violentá-la. Qualquer avanço sexual só pode ocorrer depois de uma única palavra: SIM e quando for dita de livre e espontânea vontade. Acreditem: não, não sei, talvez, pode ser, estou pensando, vou decidir... nenhuma dessas serve para permitir o avanço sexual. Quanto menos um tipo de roupa.

Essa gente, homens E mulheres, que acreditam que as vítimas de estupro "merecem" um ataque por algum motivo precisam ir para outro planeta. Urgente.

Sério, eu estou botando gente nesse mundo, e esse não é um mundo que eu quero para as minhas filhas. Isso tem que mudar.

Eu quero voltar a correr, e correr de top e sainha sem ser visual, verbal ou fisicamente agredida por ninguém por causa da roupa que estou vestindo. Eu quero que minhas filhas usem a roupa que elas se sentirem mais à vontade, que corram só de top e saia também, que vivam livremente sem serem obrigadas a sentir medo ou a serem coagidas por qualquer palavra ou atitude de gente que acha que elas "merecem" qualquer agressão sexual.

Vejam outros resultados revoltantes dessa pesquisa (os grifos em vermelho são meus):

Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas
22,4% - concorda parcialmente
42,7% - concorda totalmente 
Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros
23,2% - concorda parcialmente
35,3% - concorda totalmente 

A mulher casada deve satisfazer o marido na cama, mesmo quando não tem vontade
13,2% - concorda parcialmente
14% - concorda totalmente

Tem mulher que é pra casar, tem mulher que é pra cama
20,3% - concorda parcialmente
34,3% - concorda totalmente
E sabe o que eu tenho certeza? De que quem respondeu isso não é necessariamente ignorante ou pouco educado. Tem muitos por aí, com dinheiro e educação no currículo que pensam e disseminam ideias como essa, mesmo achando que não estão fazendo isso. Seja explicitamente ou na base de piadinhas infames dia após dia. 

Esse vídeo divulgado há algum tempo foi feito na Índia, onde os casos de estupro beiram a insanidade. É até angustiante encarar o sorriso das meninas enquanto a gente fica tão revoltada com o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...