quinta-feira, 27 de março de 2014

Comidas Sem

Eu não sou a melhor pessoa pra dar dicas de alimentação. Tenho algumas noções de nutrição do tipo: comer mais saladas, frutas e legumes, bastante proteínas, algum carboidrato e quase nenhum doce ou fritura. Só que não sigo à risca algumas leis básicas de reeducação alimentar e escapo às vezes, ou melhor, quase sempre. A dieta nunca foi meu forte porque eu ADORO COMER, especialmente comidas que eu considero saborosas.

Mas é claro que qualidade de vida e saúde dependem do que você come (chovi no molhado - dãããã).

O que vem me intrigando nos últimos tempos é que essa obsessão pelo que se come toma conta das conversas, principalmente de gente que curte malhação e corrida. E o que é mais bizarro que muito se fala de alimentação, mas pouco se fala de alimentos de verdade.

Já percebeu? A moda agora é a comida sem. Sem glúten, sem lactose, sem gordura, sem açúcar, sem sal, sem cafeína, sem trigo, sem ovo, sem soja, sem sabor, sem qualidade nutricional, sei lá...

Outro dia me vi tomando um café da manhã com leite desnatado (sem gordura), café descafeinado (sem cafeína), adoçante de stévia (sem aspartame ou ciclamato), pão integral (sem alguma coisa que um pão normal tem) e requeijão light.

Me pergunto o que sobrou de tudo isso?

Claro que é bom e às vezes necessário limitar a  ingestão de substâncias que não fazem tão bem. Especialmente para pessoas que realmente são alérgicas ou intolerantes a certos alimentos. Mas VIVER à base de Comidas Sem parece uma coisa tão SEM GRAÇA que causa espanto em mim e na minha avozinha de 90 anos que, mesmo com problemas cardíacos e hipertensão, come de tudo. Só limita o sal e não come peixe porque não gosta (só gosta de bacalhau).

E isso porque eu nem entrei no papo da alimentação feita à base de não-alimentos: tipo pós coloridos e suplementos.

Só sei que eu preciso melhorar um pouco a minha relação com a alimentação, comer menos por impulso e mais racionalmente para nutrir o meu corpo e a minha bebê. Não condeno quem toma suplementos até porque existe um uso indicado para eles e usando com responsabilidade, por que não? Só acho que para tudo na vida é preciso EQUILÍBRIO. Será que às vezes uma fruta não é melhor que uma barra de suplementos e substâncias químicas? Será que um belo prato de salada com carne magra não te faz melhor do que um copo com água e uma colher de pó colorido?


Posso estar errada em muitas opiniões porque não sou nutricionista. E essas são apenas OPINIÕES que um dia eu posso até mudar. Mas por enquanto, o que eu vou tentar procurar é um tipo de alimentação com COMidas de verdade COM nutrientes, COM saúde e COM ingredientes que minha avozinha saiba pronunciar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...