terça-feira, 11 de março de 2014

Para as corredoras, com amor

Tem gente que não gosta de "comemorar" o Dia da Mulher. Não por machismo, mas por acreditar que ele na verdade só ameniza um problema que é a falta de respeito com a qual a maioria das mulheres tem que lidar nos outros dias do ano.

Não condeno a data, mas também não chego a fazer uma festa. O motivo é que eu sou a favor da campanha respeito sempre, respeito que não se conquista apenas com uma rosa e uns bombons em dias especiais.

No Brasil Post, uma articulista pedia respeito para poder sair de short na rua sem ser assediada ou sem pensarem que ela está se oferecendo por exibir as pernas. Outra coisa que ela pedia, era para não sentir vergonha de correr sem camiseta, e só de top, enquanto os homens no parque correm à vontade com o peito nu e ninguém os incomoda, ou olha, ou julga, ou sei lá mais o que de agressivo eles possam sofrer.  

No mundo das corredoras, tem muitas mulheres que me inspiram muito.

Corre Paula, por exemplo,  é mãe solteira de uma menina linda. Da conta da filha, trabalha, rala, e ainda corre ultras. Sua paixão pela corrida é uma coisa que dói na pele e ela vive a vida com muita leveza, sem cagar regras ou indicar receitas com whey protein ninguém. Pura garra.

Ela correu o El Cruce com a Gabi Manssur, uma promotora de justiça, mãe de dois meninos, linda, fashion, e que ainda trabalha procurando justiça para as mulheres que sofrem violência.

A Debs, tem uma multidão de seguidoras no Instagram. Dentista, mãe da Duda, casada e feliz, mostrou nas suas redes sociais a determinação e o bom humor necessários para cuidar da vida e correr pela primeira vez uma maratona em Berlim, em 2013. E desde o final do ano, virou fonte de inspiração ainda maior quando revelou a todas que precisava tratar um câncer e hoje está fazendo químio, correndo careca, superando as próprias dificuldades para se ajudar e ajudar muitas outras que enfrentam essa e outras batalhas.

A Giselli, criou o Divas que Correm há um ano.  O blog conta as histórias dela e de outras Divas da vida real com a corrida. No Dia da Mulher, ela promoveu um treinão em SP que reuniu dezenas e sempre levando em conta a diversidade e a realidade da mulher corredora brasileira. 

E tem muitas outras que me inspiram, motivam, divertem, me fazem torcer por elas como a Run Ju Run, a Camys Pensando Magro e tantas outras que a gente conhece aqui nesse mundão louco da internet. Sem falar nas musas da vida real: tipo a minha amiga Ana Julia que corre de São Silvestre à Pampulha e me deixa cheia de orgulho com frases do tipo: "eu não quero emagrecer mais, senão fico sem bunda - tá bom assim!" (E não deixa de curtir sua cervejeira eventualmente). Ou a Lilian que corre pela vida, nada, pedala e gosta de vários esportes mesmo tendo que lidar um uma condição chata que muitas vezes tenta abalar suas estruturas mas que não consegue. 

Solteiras, casadas, divorciadas, viúvas, jovens, mães, veteranas, magras, gordinhas, baixas, altas, que buscam saúde, disposição, um corpo mais bonito, um corpo mais forte, sonhadoras, lutadoras. Só posso dizer que nesse mundo, nós corredoras somos todas vencedoras, não importa se nossas medalhas dizem 5, 10, 21ou 42k. Todas muito diferentes e ao mesmo tempo com uma mesma paixão. 

Que venham mais corridas e corredoras para esse nosso mundo ficar melhor.

Feliz dia, ou melhor, Felizes 365 dias, Corredora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...